Não é possível pensar em produção de conteúdo hoje sem levar em conta as mídias sociais, como são chamados os ambientes gerados por ferramentas tecnológicas que permitem o compartilhamento de informações por todas as pessoas com acesso à internet.
São exemplos de mídias sociais os sites de relacionamento (Orkut, Facebook, MySpace), de realidade virtual (Second Life), blogs, videologs, ferramentas de mensagens instantâneas, sites de compartilhamento de músicas, vídeo (como o YouTube) etc.
Parte significativa do conteúdo de notícias e outras informações que circula no mundo atualmente tem sua origem nas redes de cidadãos conectados entre si, e não mais nos tradicionais veículos de comunicação de massa (expressão esta com dias contados!).
No caso de uma empresa ou instituição, estar presente nas mídias sociais é a forma mais atual de gerenciar o relacionamento com os clientes e trabalhar a própria marca. Este é um desafio que envolve marketing, relações públicas, publicidade e também a produção de conteúdo.
É com conteúdo relevante, útil, novo, instigante que um cidadão ou uma organização marca sua presença nas mídias sociais. É nesse ponto que entra o trabalho da Hipermeios.