Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
terça-feira, 23 de abril de 2024 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Universidade
 
Cresce procura por pós-graduação em filosofia
 
Programas de pós e de especialização em filosofia ganham mais adeptos entre os jovens e se proliferam no país.
 
16 de dezembro de 2007
por Maria Clara Pitol
 

A filosofia, ciência tão antiga e que propõe a reflexão de idéias, sempre esteve presente nos ambientes acadêmicos e contou com adeptos. Porém, nos últimos anos, tem crescido no Brasil a oferta de cursos de pós-graduação e especializações voltadas para a área, em resposta a um maior número de interessados.

Atualmente, existem 35 programas de pós-graduação em filosofia reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e filiados à Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF).

Fundada em 1983, a ANPOF busca criar parâmetros e acompanhar a expansão de programas de pós-graduação em filosofia em todo o país, de forma que esse crescimento seja acompanhado de qualidade.

É possível cursar um programa de pós em filosofia em vários estados brasileiros. A maioria dos cursos, 16 deles, está na região Sudeste, 10 estão no Sul, sete no Nordeste e dois no Centro-Oeste.

Segundo análise de especialistas, as razões para o aumento da procura por especializações ligadas à filosofia são diversas, entre elas a maior divulgação de assuntos relacionados à área e a atuação dos profissionais do setor.

“O crescimento do interesse pela filosofia é notório em nosso país. Creio que isso se deve, em parte, à maturidade alcançada pela comunidade filosófica nacional, que vem gradativamente marcando presença na vida cultural de nosso país”, afirma Marcelo Perine, coordenador da área de filosofia e teologia da Capes.

Outro aspecto decisivo para a maior procura pela filosofia é a inclusão da disciplina nas escolas. “A volta da filosofia ao ensino médio também colabora para isso de maneira decisiva”, acrescenta Perine.

O fenômeno da maior popularização da filosofia é visto como de grande importância. Segundo o especialista, os jovens estão buscando respostas nessa ciência e precisam ser bem formados.

“Mais do que formarmos mais jovens para a filosofia é importante formarmos bem os jovens que se interessam por filosofia. É claro que o crescimento numérico da comunidade filosófica é importante, mas isso não pode ser em detrimento da qualidade”, diz Perine.

A qualidade e a possibilidade de um aprofundamento nos temas são, inclusive, fatores de atração pela área, acredita o coordenador: “Estou convencido de que é pela qualidade que a filosofia está ganhando adeptos entre os jovens e também entre as pessoas que a buscam como segunda formação universitária”, diz.

“E essa qualidade só pode ser garantida por instituições de ensino sérias, que estejam dispostas a pagar o preço da formação de um corpo docente bem qualificado, que possa trabalhar em condições de ensino e pesquisa compatíveis com as exigências da docência e da pesquisa em filosofia”, conclui.

Filosofia na prática

Com esse crescente interesse pela filosofia, a dúvida que paira no ar é: quais as possibilidades de atuação profissional na área? A resposta tem a ver com as diversas maneiras de aplicar a teoria na prática.

“Além da docência, um filósofo pode atuar em grupos de pesquisa e também em assessorias a projetos ou empreendimentos culturais que exijam capacidade de reflexão e análise da realidade cultural, como, por exemplo, projetos editoriais”, explica o coordenador da área na Capes, Marcelo Perine.

Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em 12/11/2007.

 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Como vive quem depende das bolsas de pesquisa?
Especialização em agroecologia ganha espaço
Moda de viola e acordeom nas universidades
Visão sociológica das questões ambientais
Latim na ponta da língua
Ciências da religião ganham espaço no Brasil
Ex-líder estudantil se especializa em direito educacional
Jovens se organizam para estimular empreendedorismo
 
Tags relacionadas
universidade; filosofia; pós-graduação

 
© Hipermeios 2006-2024. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos