Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
sexta-feira, 19 de abril de 2024 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Universidade
 
Ciências da religião ganham espaço no Brasil
 
Área de conhecimento que procura compreender as relações entre religião e o mundo moderno é bem difundida fora do país, mas aqui ainda engatinha. Programa de pós da PUC-SP é referência e parte de perspectiva multidisciplinar.
 
17 de junho de 2007
por Ana Freitas
 

O embate entre fé e razão existe desde sempre. Primeiro foi a religião que, em nome de uma supremacia de idéias, reprimiu qualquer pesquisa que pudesse abalar seus preceitos. Depois do Iluminismo, ocorreu o inverso, a ciência passou a ditar a verdade e a ignorar toda explicação religiosa para entender o mundo. Mais de três séculos se passaram desde então e guerras em nome de Deus continuam existindo, assim como massacres em nome da ciência.

Por isso, pesquisadores contemporâneos começam a perceber que não basta encarar o mundo como um grande laboratório de pesquisas e ignorar o fato de que apenas 1 bilhão das 6 bilhões de pessoas que habitam o mundo não possuem uma religião.

Na PUC-SP, um programa de pós-graduação em ciência da religião existe desde 1978 e procura compreender as relações entre a religião e o mundo moderno a partir de uma perspectiva multidisciplinar, e com metodologias consagradas no ambiente acadêmico.

O programa é reconhecido pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e possui nota 5. Ou seja, é destinado à formação de pesquisadores e docentes para o ensino superior e confere títulos de mestre e doutor.

Entre os alunos, a diversidade de formações ajuda a dar um tom interdisciplinar a qualquer discussão. "Ainda que mais ou menos metade dos alunos seja composta de profissionais religiosos e das mais diversas tradições, um número significativo deles é composto de profissionais leigos de diversas áreas, como psicologia, história, ciências sociais, etc", diz o coordenador do programa, Eduardo Cruz.

Temas diversos e matérias interdisciplinares

Um dos objetivos do programa é promover o intercâmbio de pesquisadores, estimular diálogos, discussões e estudos interdisciplinares sobre a religião no mundo moderno. Para isso, os cursos de mestrado e doutorado se dividem em linhas de pesquisa que vão desde a análise da religião sob uma perspectiva feminista, ao estudo dos desafios colocados pela globalização às religiões.

Segundo o coordenador, "a vida religiosa da humanidade é ampla e variada, daí os trabalhos seguirem diferentes temas e metodologia".

Alguns dos assuntos que estão sendo estudados atualmente são a presença de religiões orientais no Brasil, a cultura popular e suas mensagens religiosas e aspectos religiosos da psique humana. "São temas que, em geral, estão ligados às próprias especialidades de nossos docentes", explica Cruz, que, por exemplo, é mestre em física.

Já algumas disciplinas introdutórias, como História da Religião no Brasil e na América Latina, são comuns a todos os alunos, independentemente de sua linha de pesquisa.

Pesquisas na área ganham espaço no mundo

O programa de pós-graduação da PUC-SP existe há 28 anos, mas apenas agora a área começa a ganhar espaço no Brasil. Se comparada com a pesquisa já feita em outros países, por aqui ela ainda engatinha.

Nos Estados Unidos, por exemplo, a ciência da religião está diretamente ligada às pesquisas das ciências sociais. Isto porque, como tem crescido o número de novas religiões em regiões sócio-liberais, as pesquisas nesta área estão bastante desenvolvidas.

"A área de ciências da religião é nova no Brasil, mas veterana no mundo ocidental. Surge como algo independente da teologia, junto com a antropologia e a psicologia. Mas ainda não é muito procurada por aqui. Além da eterna preocupação com emprego e carreira, há muita desconfiança das pessoas, como se fosse uma ’coisa de igreja’", comenta Fernando Cruz.

Mas, mesmo ainda dando os primeiros passos, a área tem tudo para florescer no Brasil. Por aqui, religiões africanas se mesclaram a cultos indígenas e fizeram nascer diferentes expressões das chamadas religiões mediúnicas, como o Candomblé e Umbanda. Também foi no Brasil que surgiram algumas religiões de Ayahuasca, como o Santo Daime e a Barquinha.

Para quem se interessa pelo assunto e ainda tem dúvida sobre a carreira, Cruz incentiva: "a ciência da religião é um campo que conquistou respeito científico, e que conta com um futuro muito promissor, dada a importância da religião no mundo contemporâneo".

Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em 8/06/2006.

 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Como vive quem depende das bolsas de pesquisa?
Especialização em agroecologia ganha espaço
Moda de viola e acordeom nas universidades
Visão sociológica das questões ambientais
Cresce procura por pós-graduação em filosofia
Latim na ponta da língua
Ex-líder estudantil se especializa em direito educacional
Jovens se organizam para estimular empreendedorismo
 
Tags relacionadas
universidade; religião; pós-graduação

 
© Hipermeios 2006-2024. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos