Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
quarta-feira, 24 de abril de 2024 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Universidade
 
Especialização em agroecologia ganha espaço
 
Ciência que busca a sustentabilidade na agricultura é tema de pós-graduação.
 
21 de setembro de 2011
por Marcelo Jucá
 

Você talvez não esteja acostumado com o termo agroecologia, então saiba que o trabalho desenvolvido por profissionais com formação nesta área tem conquistado espaço em ações envolvendo agricultura sustentável e aquecido o mercado de trabalho.

Visando à prática sustentável na produção de alimentos, a agroecologia é uma especialização que tem despertado interesse de agrônomos, nutricionistas, veterinários, cientistas sociais, produtores de alimentos e outros profissionais preocupados em encontrar formas de alimentar a população com um mínimo de agressão ao meio ambiente.

De acordo com Luiz Antonio Norder, professor do curso de Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo, ''a agroecologia é uma ciência que tem se consolidado desde o final dos anos 1980, e tem como maior objetivo a busca da sustentabilidade na agricultura''.

A preocupação com a preservação dos recursos naturais coincide com um momento especial em que o Brasil se destaca como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo.

Suco de laranja, frutas, carne e soja são alguns dos produtos mais exportados pelo país. Os profissionais com especialização em agroecologia têm, portanto, o desafio de conciliar a produção sustentável com o apelo econômico.

Empregos verdes

A tarefa de produzir respeitando o meio ambiente e a saúde dos seres humanos (com uso menor de agrotóxicos, por exemplo), tem atraído muitos profissionais. O especialista Norder afirma que o Brasil já oferece mais de dez cursos de graduação na área, além da pós-graduação e de cursos técnicos. 

Segundo ele, há muita demanda no mercado e cada vez mais empresas, ONGs, e organizações governamentais contam com esse tipo de serviço especializado. ''São os chamados empregos verdes, e que têm feito sucesso tanto aqui quanto no exterior'', afirma. 

Norder comenta que o profissional com a formação em agroecologia trabalha com um importante tripé: ''a agropecuária, a ecologia e o sociocultural; essas áreas são interdisciplinares, uma não consegue se sustentar sem a outra''.

Ele explica que toda a pesquisa realizada em agroecologia leva em conta os três conceitos, ou seja, propiciar alimentos saudáveis, produzidos de forma sustentável (sem agredir a natureza) e acessíveis economicamente aos homens.

Produtos orgânicos

O especialista destaca o papel fundamental dos profissionais com especialização em agroecologia na produção e comercialização dos produtos orgânicos. ''Atualmente, temos muitas pesquisas direcionadas aos produtos orgânicos'', diz.

Segundo ele, tais pesquisas devem contribuir para a redução dos preços dos orgânicos, hoje mais caros que os produtos cultivados de forma tradicional.
 
Matéria produzida para o site Bradesco Universitarios em 21/02/2011


 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Como vive quem depende das bolsas de pesquisa?
Moda de viola e acordeom nas universidades
Visão sociológica das questões ambientais
Cresce procura por pós-graduação em filosofia
Latim na ponta da língua
Ciências da religião ganham espaço no Brasil
Ex-líder estudantil se especializa em direito educacional
Jovens se organizam para estimular empreendedorismo
 
Tags relacionadas
meio ambiente; carreira; sustentabilidade; pós-graduação

 
© Hipermeios 2006-2024. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos