Você talvez não esteja acostumado com o termo agroecologia, então saiba que o trabalho desenvolvido por profissionais com formação nesta área tem conquistado espaço em ações envolvendo agricultura sustentável e aquecido o mercado de trabalho.
Visando à prática sustentável na produção de alimentos, a agroecologia é uma especialização que tem despertado interesse de agrônomos, nutricionistas, veterinários, cientistas sociais, produtores de alimentos e outros profissionais preocupados em encontrar formas de alimentar a população com um mínimo de agressão ao meio ambiente.
De acordo com Luiz Antonio Norder, professor do curso de Agroecologia e Desenvolvimento Rural da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo, ''a agroecologia é uma ciência que tem se consolidado desde o final dos anos 1980, e tem como maior objetivo a busca da sustentabilidade na agricultura''.
A preocupação com a preservação dos recursos naturais coincide com um momento especial em que o Brasil se destaca como um dos maiores produtores e exportadores de alimentos do mundo.
Suco de laranja, frutas, carne e soja são alguns dos produtos mais exportados pelo país. Os profissionais com especialização em agroecologia têm, portanto, o desafio de conciliar a produção sustentável com o apelo econômico.
Empregos verdes
A tarefa de produzir respeitando o meio ambiente e a saúde dos seres humanos (com uso menor de agrotóxicos, por exemplo), tem atraído muitos profissionais. O especialista Norder afirma que o Brasil já oferece mais de dez cursos de graduação na área, além da pós-graduação e de cursos técnicos.
Segundo ele, há muita demanda no mercado e cada vez mais empresas, ONGs, e organizações governamentais contam com esse tipo de serviço especializado. ''São os chamados empregos verdes, e que têm feito sucesso tanto aqui quanto no exterior'', afirma.
Norder comenta que o profissional com a formação em agroecologia trabalha com um importante tripé: ''a agropecuária, a ecologia e o sociocultural; essas áreas são interdisciplinares, uma não consegue se sustentar sem a outra''.
Ele explica que toda a pesquisa realizada em agroecologia leva em conta os três conceitos, ou seja, propiciar alimentos saudáveis, produzidos de forma sustentável (sem agredir a natureza) e acessíveis economicamente aos homens.
Produtos orgânicos
O especialista destaca o papel fundamental dos profissionais com especialização em agroecologia na produção e comercialização dos produtos orgânicos. ''Atualmente, temos muitas pesquisas direcionadas aos produtos orgânicos'', diz.
Segundo ele, tais pesquisas devem contribuir para a redução dos preços dos orgânicos, hoje mais caros que os produtos cultivados de forma tradicional.
Matéria produzida para o site Bradesco Universitarios em 21/02/2011