Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
sábado, 22 de julho de 2017 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Saúde e bem-estar
 
Organize seu tempo e seja feliz
 
Achar tempo para todas as obrigações é motivo de estresse para muita gente. Especialista em gestão do tempo ensina que é possível fazer tudo sem deixar de dormir bem e de se divertir.
 
22 de março de 2010
por Camila Passetti
 

Para quem acredita que não é possível cumprir todos os compromissos, deveres e obrigações diárias e semanais sem se estressar, e ainda ter tempo para uma alimentação saudável, uma boa noite de sono, um cineminha ou um encontro com os amigos, Christian Barbosa, autor de uma metodologia própria de gestão de tempo, prova o contrário.  Aos 28 anos, com o trabalho reconhecido dentro e fora do país, ele afirma que tudo isso é possível, sim, desde que haja planejamento.

"Infelizmente, as pessoas reclamam que não têm tempo, mas isso acontece porque elas não sabem usar o tempo. Se não houver planejamento do dia e da semana, realmente não haverá tempo para tudo", diz. O primeiro passo para planejar, explica, é começar a usar uma ferramenta que organize seu tempo.

"Gestão de tempo é uma ciência. Para não perder as prioridades e se organizar é preciso registrá-las e em uma única ferramenta ou ferramentas distribuídas, duplicadas, com as mesmas anotações. Nada de um pouco aqui e um pouco lá. Aí você se perde completamente, impossível acompanhar alguma coisa que você não consegue gerenciar", afirma.

Nada mais desagradável do que estar trabalhando em algo e pensando em outro. "Enquanto se faz uma tarefa, vêm as vozes na cabeça dizendo para não esquecer de fazer isso ou aquilo". Ele explica que o planejamento elimina essa síndrome, e os riscos de exercer uma função ou fazer um trabalho pela metade são praticamente zerados.

Segundo Christian, o planejamento deve ser feito de acordo com as prioridades e ritmos de cada pessoa e para isso é preciso se conhecer. Por exemplo, saber o tempo gasto com e-mails e considerá-lo no planejamento é essencial para o rendimento da rotina no trabalho.

Além disso, é imprescindível que os imprevistos também sejam considerados - sempre de acordo com o próprio trabalho. "Não há uma fórmula, depende da área de cada um. O planejamento do trabalho deve ter sempre um número de horas menor do que o expediente. Separe uma parte do tempo para urgências e imprevistos", aconselha.

Se o trabalho é bem planejado, o tempo para lazer e hábitos saudáveis como fazer exercícios físicos, comer e dormir bem, se encaixa perfeitamente dentro da rotina. Para o especialista, tudo aquilo que dá prazer permite que as obrigações sejam encaradas com bom humor e tranquilidade e, consequentemente, proporciona uma vida feliz.

Christian dá algumas dicas. "Pesquisas apontam que um ser humano deve dormir no mínimo seis horas. Se você fizer exercícios físicos duas ou três vezes por semana, 40 minutos por dia, está ótimo, te dá condicionamento físico e saúde. Sem esquecer que quanto mais tempo de lazer, melhor. Tenha pelo menos um dia da semana só para você, sem planos".

A importância do hobby

Outro conselho para acabar de vez com o estresse é levar a sério um hobby. "É importante fazer uma coisa bem diferente do que se faz o dia todo e que se faça com prazer, com vontade. O meu hobby, por exemplo, é andar de skate - o meu está sempre no carro, sempre que tenho oportunidade, eu ando. Vivo para ser feliz e sou feliz".

De acordo com Christian, a pior época para se organizar é a de estudante, porque são muitas coisas a serem feitas "e o tempo fica mais curto mesmo". Estudos, trabalho, cursos, festas e atividades físicas costumam fazer parte da rotina do jovem. 

Acontece que o excesso de coisas suga energia e priva o jovem de fazer tudo que seria importante. Para minimizar o impacto de tantos deveres e atividades deve haver planejamento e organização nos estudos - "não deixe para estudar tudo na véspera da prova".

Ele afirma que não é para deixar de ir a festas, ou barzinhos e encontros noturnos com amigos para papear ou dançar, porém "claro que até a balada tem que ser feita com cautela e deve, sim, ser feita quando dá vontade, porque é importante agregar valores que te façam bem e feliz, mas é preciso juntar a vontade com oportunidade". 

Aprenda a dizer não

Christian Barbosa defende a teoria de que o "não" pode ser uma das grandes soluções para seguir o planejamento e manter organização. Quando não se sabe negar um favor ou até mesmo uma tarefa que não seja urgente "as pessoas se lotam de coisas que os outros pedem para fazer e acabam não fazendo suas próprias coisas", explica.

Segundo o especialista em gestão de tempo, latino-americanos e mulheres devem ficar mais atentos e se esforçar ainda mais para superar o medo de negar, porque "as mulheres têm dificuldade maior pra dizer 'não', e os latinos têm mais necessidade de agradar os outros".

Christian explica que o processo de aprendizagem para se impor em certas situações é difícil, mas deve ser feito. "As pessoas ficam mal consigo mesmo quando dizem não. Mas a vida não pode passar só com ações e sem evolução. Eu mesmo tive dificuldade em aprender a dizer 'não'. Mas hoje isso faz parte do meu trabalho, e até na vida pessoal eu aprendi que é preciso dizer ?não? em certos momentos", ele conclui.

Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em 27/04/2009.

 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Saiba se você é um ''Facebookólatra''
Um pouco de ansiedade pode ajudar
Gengibre: saboroso e medicinal
Para emagrecer é preciso 'ter cabeça'
Não é preciso comer muito para comer em excesso
A boa memória depende de saber esquecer
A importância de ler rótulos dos alimentos
Neuróbica, a ginástica para o cérebro
Alimentação saudável é seguro contra estresse
Alongamento ajuda a diminuir as tensões do dia-a-dia
Amadurecer exige esforço e autoconhecimento
Excesso de exercícios prejudica a saúde
Hábitos alimentares podem influenciar nos estudos
Física quântica e os livros de autoajuda
 
Tags relacionadas
gestão do tempo; estresse

 
© Hipermeios 2006-2017. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos