Alongar-se faz parte do instinto natural de qualquer animal, inclusive do ser humano. É fácil ver um gato ou um cachorro se espreguiçarem após muito tempo deitados, o mesmo pode ser observado em bebês e crianças. Já os adultos, com as atribulações do dia-a-dia, esquecem da necessidade do corpo de se movimentar e não conseguem se livrar das tensões musculares típicas de uma rotina estressante.
"Atualmente as pessoas se preocupam demais com a mente e esquecem que têm um corpo. Ficam horas numa mesma posição, o que dificulta a oxigenação dos músculos, causando fadiga, dores e até espasmos", explica a terapeuta corporal Valéria Rosa.
Quem fica horas sentado num computador, por exemplo, está sujeito a ter diversos problemas decorrentes do esforço repetitivo e da má postura, que causam uma gradativa contração dos músculos.
Uma das funções do alongamento é exatamente restaurar a amplitude dos movimentos corporais como um todo, relaxar os músculos e, assim, diminuir as tensões.
Além disto, ele ativa a circulação sanguínea em regiões que antes estavam contraídas, oxigenando melhor as fibras musculares. Com um alongamento regular, a possibilidade de ter lesões como tendinite é bastante reduzida.
"A cada hora sentado, é importante fazer cinco minutos de alongamentos para aumentar o aporte de oxigênio nos músculos e evitar o tensionamento muscular que provoca tantos problemas", recomenda Valéria.
Atividade proporciona consciência corporal
Pessoas de qualquer idade podem fazer alongamento, mas é importante ter a orientação de um profissional para conhecer os exercícios corretos e ter consciência dos próprios limites.
"É natural que, com o exercício, a pessoa passe a conhecer melhor o próprio corpo. Isto é muito importante, porque a ajudará a perceber mais cedo os primeiros sinais de algum problema que possa ter. Quando o corpo está bem, os sintomas de qualquer doença são mais facilmente percebidos", diz Valéria.
O alongamento deve ser uma atividade rotineira para quem busca uma consciência corporal, até porque ter os músculos relaxados é fundamental para que se mantenha uma postura correta. A regularidade do exercício também é importante para que dê resultados, como maior flexibilidade e resistência para realizar atividades que exigem uma carga mais forte dos músculos.
Realizado de maneira correta e freqüente, o alongamento não causa dores e elimina toxinas, favorecendo uma resposta motora mais rápida e eficiente.
Exercícios simples que trazem grande benefícios
Um dos principais objetivos do alongamento é favorecer a oxigenação dos músculos. Então, nada mais natural que seja preciso manter uma respiração correta, lenta e rítmica durante a atividade.
"Uma respiração adequada durante o alongamento ajuda a expandir a caixa torácica, que sempre fica contraída após muito tempo sentado ou em qualquer outra posição. Os órgãos foram feitos para ocuparem determinado espaço no corpo humano e este espaço não pode ser sacrificado por conta de uma má postura", explica a terapeuta.
Exemplos de exercícios
Todo alongamento deve ser feito de forma gradativa e trabalhar o maior número possível de ângulos das articulações. Valéria Rosa recomenda, por exemplo, alguns exercícios simples, que podem ser feitos em breves intervalos ao longo do dia e que já ajudam a aliviar algumas tensões.
Um deles é, ainda sentado, esticar levemente as pernas e girar os tornozelos. Este movimento circular dos pés ativa a circulação nas panturrilhas, que são consideradas verdadeiros corações periféricos por sua capacidade propulsora do fluxo sangüíneo.
Outro que pode ser feito ainda sentado é virar lentamente a cabeça para um lado e para o outro, para frente e para trás, mas sem forçar o movimento além do que considerar confortável.
Já para ajudar a alongar a cervical e abrir o peitoral, um exercício simples é, em pé, entrelaçar os dedos e esticar os braços para frente e na altura dos ombros e depois para trás na altura do quadril.
Estes exercícios podem ser feitos a qualquer hora do dia, mas sempre respeitando os limites do próprio corpo. Para quem quer desenvolver maior flexibilidade e fazer do alongamento uma atividade rotineira e prazerosa, o ideal é buscar o acompanhamento regular de um profissional.
Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em 5/05/2006.