"Não existe feedback negativo", afirma Wilson Roberto Lourenço, especialista em consultoria empresarial e desenvolvimento humano, referindo-se à expressão usada para designar "retorno", "crítica", geralmente por parte dos chefes. Para ele, um feedback bem argumentado e fundamentado pode ser a chance para um profissional encontrar falhas, eliminá-las e investir ainda mais em habilidades e qualidades.
"Alguns pensadores dizem que o feedback é uma prova de amor. Mas falar isso no mundo corporativo pode não soar tão realista, mesmo que isso seja verdade. Quando recebemos críticas é sinal de que alguém se importa com o nosso desenvolvimento", afirma.
Lourenço acredita que os latinos se sentem menos confortáveis tanto na hora de fazer quanto de receber o feedback. "O latino é mais passional e se preocupa muito mais com a reação do outro", explica.
Se a cultura do país influencia o comportamento profissional e empresarial, o especialista aposta numa mudança de hábito. "Muitas empresas estão contratando treinamento para aprender a lidar com o feedback, inclusive para os líderes", conta.
Ele afirma que um bom líder sempre busca saber como está lidando com sua equipe de funcionários e como os resultados do trabalho são atingidos, se está sendo claro, objetivo, atencioso, prepotente etc.
Da mesma forma, uma equipe que sabe trabalhar com críticas e sugestões entre os próprios colegas e seu superior torna-se um "grupo transparente", com maiores chances de atingir o sucesso profissional.
"O feedback é uma ferramenta de desenvolvimento, para um indivíduo e para uma equipe inteira. Isso é o conceito de grupo, de uma equipe de alta performance", ressalta.
Como reagir
De acordo com Lourenço, para reagir bem ao feedback, a pessoa deve entender que "nenhum comentário deve ser levado para o lado pessoal". Ele aconselha que, se o chefe souber como argumentar e justificar as críticas, alertas, e mesmo os elogios, "o melhor a fazer é ouvir atentamente".
O especialista sugere que o profissional, após ouvir o feedback, peça mais sugestões, uma alternativa que revela compromisso com a empresa e maturidade. "Pergunte 'o que mais você pode me falar?', tenha consciência de que a consulta é para o bem, para o desenvolvimento".
Atitude
Não é necessário esperar que o chefe tome a iniciativa de falar sobre sua atuação no trabalho. Perguntar sobre a própria performance, além de mostrar interesse, pode esclarecer dúvidas, inseguranças e melhorar a atuação profissional.
"Pode perguntar sim, mesmo que não seja época de avaliação na empresa. Sugira um almoço com o chefe, explique suas intenções e procure descobrir suas perspectivas de trabalho".
"Trazer para si o feedback é assumir a responsabilidade do desenvolvimento de sua carreira", ele garante.
Feedback 360º
Lourenço acredita que para uma equipe de trabalho e uma empresa funcionarem melhor é preciso adotar o conceito do "Feedback 360º", que possibilita o autoconhecimento. "O nome já diz, eu crio uma visão de 360 graus em torno de mim, do meu trabalho, de minha atuação", explica.
Para obter o verdadeiro feedback, o profissional avalia a si mesmo, é avaliado por seu chefe e por sua equipe, caso ele também seja um superior. Com as informações recolhidas e comparadas, é possível compreender e reconhecer seus pontos mais fortes e fracos para começar o processo de desenvolvimento.
Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em 15/09/2009.