Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
quarta-feira, 29 de março de 2017 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Mundo profissional
 
Descobrir o próprio talento é condição para o sucesso
 
Existem qualidades que nascem com a gente e outras que podemos desenvolver. Com o talento não é diferente. Especialista diz que o universitário pode e deve descobrir a sua vocação e que isso fará toda a diferença na carreira.
 
17 de junho de 2007
por Cristiane Moraes
 

Preparar-se para a futura profissão, acumular conhecimentos gerais, de línguas e de informática são algumas das preocupações dos universitários. A elas se soma uma outra, tão importante quanto, e nem sempre óbvia como se imagina: descobrir o próprio talento. Sim, talento é importante, dizem especialistas, e pode ser a chave do sucesso na carreira.

Rosana Rodrigues, consultora da Crescimentum - Coaching for Performance, empresa especializada em recursos humanos, diz que o universitário pode seguir algumas dicas para descobrir o próprio talento.

"O primeiro passo desta descoberta é você elaborar uma lista de coisas de que gosta de fazer e depois uma outra das coisas que faz bem", ensina Rosana.

A "chave" pode estar nas coisas em comum das duas listas, mas ainda é preciso apontar atividades as quais o universitário acredita que lhe pagariam para fazer, continua a consultora. "Nesta etapa, o estudante deve pesar valores, ética e qualidade de vida que busca na carreira profissional".

O segredo está no autoconhecimento
O trabalho de descobrir o próprio talento é um trabalho de autoconhecimento, explica Rosana. "Costumo aconselhar os jovens a buscar um auxílio ou apoio. Pode ser por meio de terapia, meditação ou até mesmo um coaching (aconselhamento de especialistas para desenvolver uma atuação na vida pessoal e profissional correspondente às próprias habilidades)".

Para a consultora, o estudante não precisa nascer com o talento, mas com certeza precisará desenvolvê-lo para alcançar o sucesso.

"Vemos todos os dias que muitas pessoas se destacam porque descobrem um talento e aprendem a usá-lo na vida". Atualmente, de acordo com ela, a realidade no mundo corporativo também mudou, as empresas buscam explorar os pontos fortes das pessoas e descobrem os talentos dos profissionais.

"Quando você fizer as listas vai perceber algo que você faz com prazer e de que gosta. Observe amigos, colegas, professores e veja o que lhe provoca admiração ou desperta interesse", destaca a consultora.

Segundo ela, se um universitário gosta de esportes, por exemplo, poderá pensar se existe uma possibilidade de trabalhar nesta área. O importante é imaginar-se fazendo algo com entusiasmo.

"Um exercício bastante interessante é você imaginar a seguinte situação: se tivesse todo o dinheiro do mundo, o que gostaria de fazer ou o que mudaria na sua vida?"

Depois de responder à pergunta, muitos jovens acabam descobrindo que possuem uma vocação para determinada área, mas que até então não tinham pensado no assunto. A busca do "talento", enfatiza Rosana, é um trabalho de reflexão e análise pessoal.

Sem medir esforços

Quantas pessoas tiveram idéias de empreender seu talento e foram desmotivadas? Mesmo assim elas não desistiram, porque acreditaram muito e fizeram de alguma forma dar certo.

"Quando surgiu a idéia no mercado de desenvolver um hotel para cachorro, muitas pessoas riram. Mas hoje é realidade e traz resultados, porque a pessoa que empreendeu acreditou e não mediu esforços para fazer acontecer. Claro que se a idéia for muito inovadora você vai encontrar obstáculos, mas isso faz parte do aprendizado", afirma.

"Para encontrar o seu talento ou vocação é preciso sonhar de olhos abertos", diz a consultora. A dica da especialista é que os estudantes façam um mapeamento dos seus sonhos e não tenham medo de investir no que gostam.

"Se você não quiser ser apenas mais um, tem de descobrir o próprio talento. Só assim poderá fazer algo que gosta e com prazer. Por experiência própria, depois que descobri o meu talento, minha vida mudou 100%. Não vou dizer que não enfrento dificuldades, mas consigo saná-las mais facilmente porque gosto do que faço", diz a consultora.

Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em 4/07/2005.

 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Trabalho a distância cresce no País e ganha lei
O perfil do líder no século 21
Trabalho e felicidade
O profissional precisa encontrar a sua marca
Faltam homens do tempo
'Geração Y' impõe desafios às empresas
Generalistas ou especialistas?
O desafio do negócio próprio
O mercado precisa de profissionais verdes
O poder do bom humor
Para que serve o ''feedback''?
Seja dono do seu futuro profissional
Trabalho, emprego e novos nichos
Cresce o número de jovens donos de franquias
Dicas para trilhar uma carreira de sucesso
Geração empreendedora 2.0
Ninguém faz sucesso sozinho
O idioma estrangeiro na entrevista
O que o jovem quer da vida?
Profissional do século 21 manda na própria carreira
A única coisa certa é que é preciso mudar
É possível negociar direitos sendo PJ?
Eu, Pessoa Jurídica
Como enfrentar a angústia por não conseguir estágio
Em um mundo sem emprego, aprenda a procurar trabalho
Na dinâmica de grupo, o importante é ser você mesmo
Quando surge a dúvida no meio do curso
Criatividade é cada vez mais valorizada
Autoestima é essencial para o sucesso profissional
 
Tags relacionadas
carreira; autoconhecimento

 
© Hipermeios 2006-2017. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos