Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
sexta-feira, 26 de maio de 2017 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Mundo profissional
 
O que o jovem quer da vida?
 
Para pesquisador e autor do livro "O que o jovem quer da vida?", ser bem-sucedido é mais do conquistar dinheiro e fama na profissão, é encontrar um propósito na atividade a que se dedica.
 
02 de março de 2010
por Camila Passetti
 

A maioria dos jovens bem-sucedidos tem em comum não uma formação técnica e humanística de qualidade superior, e, sim, projetos vitais muito fortes. Ou seja, projetos de longo prazo, com um propósito maior do que simplesmente ganhar bem e ter status social.

Pelo menos é isso o que mostram os resultados de uma extensa pesquisa feita por um dos mais reconhecidos estudiosos do desenvolvimento humano, o professor Willian Damon, da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Entre os dados mostrados pelo estudo está o de que apenas um quinto dos jovens de hoje têm sucesso, ou seja, estão engajados em atividades que lhes dão prazer e determinados a alcançar seus projetos de vida. A outra parte se mostra desmotivada, confusa e ansiosa a respeito do que deveria fazer e que rumo tomar.

A pesquisa já virou livro, que foi traduzido para o português com o nome "O que o jovem quer da vida?", da editora Summus Editorial. "O projeto vital motiva e mostra que caminho seguir", afirma Ulisses Araújo, parceiro de Damon na publicação do livro no Brasil e professor de psicologia, educação e temas contemporâneos na Universidade de São Paulo (USP).

Segundo Ulisses, todos têm potencial para o sucesso, a diferença está em identificar suas habilidades e afinidades para investir nelas. "Os jovens que têm projetos vitais pensam em longo prazo, não buscam apenas pelo prazer imediato e correm atrás de seus sonhos", afirma.

Ulisses já começou a realizar a mesma pesquisa com jovens brasileiros em parceria com a professora Valéria Arantes, também da USP, e com o apoio do governo, mas afirma que "as diferenças culturais não afetam os valores universais dos jovens".

Voltado especialmente aos pais e educadores, o livro "O que o jovem quer da vida?" pretende indicar métodos simples para encorajar os jovens. "Os pais e as escolas deveriam identificar desde cedo as afinidades dos filhos e alunos para poder estimulá-los", explica Ulisses.

Para o professor, a realização pessoal depende principalmente de um projeto vital, e a solução para uma vida produtiva e plena em todos os sentidos pode ser mais simples do que se imagina.

Ele compartilha com Damon, porém, a convicção de que apenas sonhar não basta. "Não adianta só querer ser médico para salvar vidas e curar doentes. Se o jovem não estuda, ele nunca poderá ser médico", comenta. Por isso, eles acreditam que o sucesso de um jovem aparece quando ele corre atrás do que quer.

Preocupação com o próximo

Para Damon, o "projeto vital é uma intenção estável e generalizada de alcançar algo que é ao mesmo tempo significativo para o 'eu' e gera consequências no mundo além do 'eu'".

Ulisses explica a teoria afirmando que um profissional que se preocupa com o próximo, podendo ser, por exemplo, um médico, que cuida da saúde do outro, um veterinário, que cuida do animal de estimação, um escritor, que se ocupa da imaginação do outro ou um músico, que proporciona prazer, é alguém com projeto vital verdadeiro.

Ele concorda que se importar com o próximo é crucial para o próprio bem-estar e a felicidade.  Já que, conclui ele, "pensar nos outros e fazer por eles desenvolve a ética e propicia uma sociedade mais justa".

Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em 15/09/2009.

 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Trabalho a distância cresce no País e ganha lei
O perfil do líder no século 21
Trabalho e felicidade
O profissional precisa encontrar a sua marca
Faltam homens do tempo
'Geração Y' impõe desafios às empresas
Generalistas ou especialistas?
O desafio do negócio próprio
O mercado precisa de profissionais verdes
O poder do bom humor
Para que serve o ''feedback''?
Seja dono do seu futuro profissional
Trabalho, emprego e novos nichos
Cresce o número de jovens donos de franquias
Dicas para trilhar uma carreira de sucesso
Geração empreendedora 2.0
Ninguém faz sucesso sozinho
O idioma estrangeiro na entrevista
Profissional do século 21 manda na própria carreira
A única coisa certa é que é preciso mudar
É possível negociar direitos sendo PJ?
Eu, Pessoa Jurídica
Como enfrentar a angústia por não conseguir estágio
Descobrir o próprio talento é condição para o sucesso
Em um mundo sem emprego, aprenda a procurar trabalho
Na dinâmica de grupo, o importante é ser você mesmo
Quando surge a dúvida no meio do curso
Criatividade é cada vez mais valorizada
Autoestima é essencial para o sucesso profissional
 
Tags relacionadas
carreira; autoconhecimento

 
© Hipermeios 2006-2017. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos