Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
sábado, 18 de novembro de 2017 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Mundo profissional
 
Generalistas ou especialistas?
 
Mesmo para ser especialista em alguma área é crucial ter conhecimentos gerais e noção de todos os setores que formam uma empresa. A visão do conjunto pode fazer muita diferença hoje em dia.
 
22 de março de 2010
por Camila Passetti
 

Uma das grandes questões do mercado de trabalho é a discussão sobre o que as empresas estão mais procurando: profissionais generalistas ou especialistas?

Para a consultora Regina Izabel Cadelca, da Catho Consultoria em Relações Humanas, o profissional deve, sim, se especializar em uma área, mas sem deixar de lado os conhecimentos gerais sobre sua profissão e todas as áreas de atuação de sua companhia - pois é justamente a visão do conjunto, avisa, que pode fazer muita diferença hoje em dia.

Cada empresa busca por um tipo de profissional, que seja mais especialista ou generalista - isto vai depender "do produto com que ela trabalha e sua área de atuação". Mesmo assim, a consultora acredita que não investir em cursos de extensão, entendendo que estes podem ser tanto especializações quanto cursos com conteúdo mais abrangente, mais genérico, "não é o mais indicado" para quem quer alcançar o sucesso profissional.

O curso de conteúdo mais abrangente, que pode ser, por exemplo, um curso de introdução à economia mundial para quem é formado em engenharia civil, não vai ajudar esse profissional a conhecer mais sobre construção ou materiais utilizados nas obras. Porém, vai dar a ele uma compreensão mais profunda do mundo atual e das regras de mercado, o que poderá ser útil para a sua carreira. 

Ela explica que o profissional deve ter em mente que para contribuir na íntegra para a companhia "é necessário ter uma visão macro do negócio em que atua, conhecendo um pouco das áreas que formam uma empresa".

No caso da especialização, para atender às necessidades da companhia e escolher corretamente o curso, o profissional, de acordo com a consultora, deve levar em consideração o que a especialização pode fornecer de aprendizado para sua rotina diária. "É contribuindo com sua área de atuação que o profissional cresce na empresa", comenta.

Para conseguir ser um bom especialista e ainda manter os conhecimentos gerais de sua companhia e profissão, dedicação e esforço nunca são demais, afirma ela. Mas sem perder o foco da própria carreira. Do contrário, o profissional corre o risco de cair na "síndrome do pato", que nada e voa, mas no fim não faz nada direito.

Iniciativa é do profissional

Outra questão importante levantada pela consultora Regina é que a iniciativa de fazer um curso de extensão deve partir do próprio profissional, que não deve esperar pela decisão da empresa. "Muitas vezes as empresas mostram esta preocupação com o desenvolvimento do profissional, mas, quando isto não acontece, o próprio profissional deve buscar a especialização", diz.

É importante entender que, por mais que a companhia possa ser peça chave para o sucesso, investir nas habilidades e interesses pessoais é imprescindível. Por isso, além de estar relacionado com a área de atuação, o curso de especialização também deve estar focado no "planejamento de desenvolvimento da própria carreira profissional", diz a consultora.

Ela conclui comentando que, independentemente das especializações e conhecimentos gerais, "o que o mercado exige é um profissional atualizado, planejador e dinâmico, que proporcione, assim, retorno maior para a empresa que trabalha".

Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em 30/06/2009.

 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Trabalho a distância cresce no País e ganha lei
O perfil do líder no século 21
Trabalho e felicidade
O profissional precisa encontrar a sua marca
Faltam homens do tempo
'Geração Y' impõe desafios às empresas
O desafio do negócio próprio
O mercado precisa de profissionais verdes
O poder do bom humor
Para que serve o ''feedback''?
Seja dono do seu futuro profissional
Trabalho, emprego e novos nichos
Cresce o número de jovens donos de franquias
Dicas para trilhar uma carreira de sucesso
Geração empreendedora 2.0
Ninguém faz sucesso sozinho
O idioma estrangeiro na entrevista
O que o jovem quer da vida?
Profissional do século 21 manda na própria carreira
A única coisa certa é que é preciso mudar
É possível negociar direitos sendo PJ?
Eu, Pessoa Jurídica
Como enfrentar a angústia por não conseguir estágio
Descobrir o próprio talento é condição para o sucesso
Em um mundo sem emprego, aprenda a procurar trabalho
Na dinâmica de grupo, o importante é ser você mesmo
Quando surge a dúvida no meio do curso
Criatividade é cada vez mais valorizada
Autoestima é essencial para o sucesso profissional
 
Tags relacionadas
carreira;

 
© Hipermeios 2006-2017. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos