Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
sexta-feira, 26 de maio de 2017 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Mundo profissional
 
Dicas para trilhar uma carreira de sucesso
 
Especialista em comportamento humano e carreira dá conselhos para a escolha do melhor caminho profissional. Fazer o que gosta é o principal.
 
21 de março de 2010
por Camila Passetti
 

''Todos os caminhos para uma carreira de sucesso são possíveis. É claro que é importante tentar descobrir suas habilidades naturais - mesmo depois de uma faculdade (por que não?) - para potencializar essas características e encontrar as melhores oportunidades e possibilidades de profissão'', diz Jacilda Pedroni , especialista em psicologia organizacional com mais de 20 anos de experiência.

Para ela, o fato de escolher erroneamente um curso superior não significa estar fadado a viver uma carreira infeliz. ''Isso pode ser corrigido com diversos cursos e especializações (MBAs, pós-graduação e até cursos livres) que lapidam o perfil do profissional'', garante.

Além disso, a especialista comenta que erros totais nas escolhas de carreira são muito difíceis de acontecer. As chances de o profissional estar na área que gosta - humanas, exatas ou biológicas - são altíssimas. ''Mas se acontecer o contrário, não é para ter medo de começar de novo'', aconselha.

Isso porque ela acredita que um dos segredos do bom profissional ''é se propor a fazer aquilo que ele ama, aquilo que ele conhece e que agrega valor à sociedade. Assim, o seu canal intuitivo estará pronto naturalmente para lhe apresentar soluções rápidas diante de dificuldades''.

Outro conselho de Jacilda é ingressar numa faculdade mesmo que considerada de segunda linha, caso a primeira tentativa do vestibular não tenha sido um sucesso, ou que não seja a primeira opção de faculdade.

''Muitos pais não aceitam isso, mas eu digo que é melhor estar agregando conhecimentos da sua área, mesmo que não sejam os mais profundos e elaborados, para depois prestar uma transferência para uma boa faculdade, ao invés de ficar solto por aí'', justifica a especialista.

Mais uma vez, ela garante que o prazer pode ser a chave-mestra para o sucesso. ''Quem ama o que faz vê nas dificuldades um novo desafio que lhe trará sabor da vitória e do dever comprido. Hoje, é preciso transformar dificuldades e crises em oportunidades de crescimento e inovação para se destacar no mercado'', afirma.

Empresas procuram perfis específicos

Segundo a especialista, empresas antenadas no mercado que estão buscando por bons profissionais consideram alguns quesitos na hora da contratação, e nem todos eles dependem das competências do candidato.

Antes de mais nada, a empresa estabelece a finalidade do negócio e traça um conjunto de funções harmonicamente agregadas ao processo funcional das atividades - é aí que entram os profissionais, que servem para preencher essas funções.

Por isso, ficar atento onde procurar trabalho pode poupar tempo e abrir oportunidades. É importante saber o que a empresa procura e quais são seus objetivos dentro daquele departamento ou atividade.

Jacilda afirma que ''hoje, o grande desafio do selecionador é encontrar profissionais com conhecimentos conceituais e vivenciais de determinadas funções, mas, adequados à finalidade do negócio, hábeis em suas interfaces  e perfil pessoal passível de adesão ao projeto da empresa''.

A última dica da especialista é que essas empresas tendem a procurar por profissionais em lugares específicos. Estar de prontidão e fazer parte desses  circuitos pode atrair olheiros à procura de um perfil como o seu.

''O maior berço do conhecimento e, portanto, uma das grandes fontes para recrutamento são escolas técnicas, universidades, associações... etc. Outra fonte que traz resultados efetivos está no networking e redes sociais'', revela.

Sendo fundadora de uma consultoria de seleção, ela também não poderia deixar de mencionar o papel dessas empresas, ''que possuem expertise em potencializar e promover o alinhamento entre ofertas e potenciais candidatos, fazendo uso integrado de ferramentas específicas para cada caso''.

Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em 03/12/2009.

 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Trabalho a distância cresce no País e ganha lei
O perfil do líder no século 21
Trabalho e felicidade
O profissional precisa encontrar a sua marca
Faltam homens do tempo
'Geração Y' impõe desafios às empresas
Generalistas ou especialistas?
O desafio do negócio próprio
O mercado precisa de profissionais verdes
O poder do bom humor
Para que serve o ''feedback''?
Seja dono do seu futuro profissional
Trabalho, emprego e novos nichos
Cresce o número de jovens donos de franquias
Geração empreendedora 2.0
Ninguém faz sucesso sozinho
O idioma estrangeiro na entrevista
O que o jovem quer da vida?
Profissional do século 21 manda na própria carreira
A única coisa certa é que é preciso mudar
É possível negociar direitos sendo PJ?
Eu, Pessoa Jurídica
Como enfrentar a angústia por não conseguir estágio
Descobrir o próprio talento é condição para o sucesso
Em um mundo sem emprego, aprenda a procurar trabalho
Na dinâmica de grupo, o importante é ser você mesmo
Quando surge a dúvida no meio do curso
Criatividade é cada vez mais valorizada
Autoestima é essencial para o sucesso profissional
 
Tags relacionadas
carreira; autoconhecimento

 
© Hipermeios 2006-2017. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos