Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
terça-feira, 19 de março de 2024 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Arte e Cultura
 
Dilema digital: Como fazer história no futuro?
 
Com o uso de tecnologia digital, nunca foi tão fácil fotografar, filmar, gravar, produzir e publicar textos. Mas será que todo esse conteúdo estará disponível em alguns anos? O que está sendo feito para preservá-lo?
 
30 de setembro de 2011
por Paula Quental
 

As máquinas fotográficas e filmadoras digitais, os celulares e computadores conectados à internet facilitaram, e muito, a vida de quem quer registrar imagens, áudios, escrever e publicar. Nunca se fotografou e filmou tanto como hoje. Também nunca tantos escreveram tanto, com publicação quase que imediata em blogs, sites, redes sociais.

O resultado é uma imensa quantidade de dados produzidos digitalmente, os quais deverão ajudar a contar, no futuro, o que acontece no mundo hoje. Mas isso, claro, se tais dados forem encontrados no futuro.

Segundo um especialista no assunto, o fotógrafo e pesquisador de fotografia digital Marcos Issa, há uma preocupação mundial hoje com a forma como se está guardando (ou não guardando) todo esse material, ou seja, com os acervos digitais. Já se dá como certo que o que foi produzido na última década cairá no esquecimento, não poderá ser recuperado.

''Diversas razões estão nos levando a criar este enorme buraco negro. As mídias precisam ser preservadas. Alguém lembra do disquete, do SyQuest e do ZIP Drive? Mas não basta preservar as mídias e os leitores. As informações digitais precisam ser decodificadas e para isto sistemas e códigos precisam ser mantidos'', explica Issa.

O fotógrafo, que é contratado para organizar arquivos de fotografia digital de várias empresas e instituições, imagina que daqui a alguns anos haverá ''legiões de arqueólogos digitais tentando recuperar sistemas de informações, mídias e dados produzidos hoje''.

Essa questão do armazenamento digital e de encontrar soluções que garantam o acesso permanente a esses conteúdos é o que se chama de ''dilema digital''.

Leia a seguir a entrevista exclusiva com Marcos Issa, que também é sócio-diretor da Argosfoto e da Imagem Latente:

É verdade que o mundo corre um sério risco hoje de ver conteúdo de imagem, texto etc. produzido de forma digital se perder para sempre?

Marcos Issa - Sim, isto já está acontecendo. Se até a NASA perdeu as imagens originais da chegada do homem à lua, imagine as pessoas e instituições, muito menos preparadas. São inúmeros fatores que podem levar à perda de informações digitais.
 
Por que isso pode acontecer? Ainda não se sabe como arquivar adequadamente e preservar de forma perene os arquivos digitais?

Diversas razões estão nos levando a criar este enorme buraco negro. As mídias precisam ser preservadas. Também os leitores destas mídias precisam ser preservados. Alguém lembra do disquete, do SyQuest e do ZIP Drive? Mas não basta preservar as mídias e os leitores. As informações digitais precisam ser decodificadas e para isto sistemas e códigos precisam ser mantidos. Sabemos que é impossível manter máquinas e sistemas operando por muito tempo. A solução é migrar de uma mídia para outra mais moderna. No entanto os recursos não são infinitos. Não existe solução perene para arquivamento digital.

Os historiadores e outros especialistas estão atentos a esse problema ou essa preocupação ainda é de poucos? 

Existem especialistas, poucos, mas é um tema restrito às pessoas de TI. O problema maior é que as boas práticas são quase ignoradas pelos produtores de conteúdo, sejam amadores ou profissionais. Empresas jornalísticas, mesmo as grandes, tratam seus acervos de forma incrivelmente amadoras. Instituições de guarda, como museus e bibliotecas não sabem lidar com conteúdo digital. Imaginem as pessoas comuns, como será contar suas histórias dentro de 10, 20 anos? Grande parte, infelizmente, será perdida.

Essa é uma questão em pauta também nos países mais desenvolvidos?

Lá, ao menos na área da fotografia, existem grandes associações e organismos mergulhadas no assunto. Nos EUA a Biblioteca do Congresso apóia um projeto da American Society of Media Photographers (ASMP) chamado DpBestFlow, de pesquisa e difusão das ''boas práticas'' para o fluxo de trabalho; da captura ao arquivamento. Outro exemplo é o UPDIG, Universal Photographic Digital Imaging Guidelines.

O que se está fazendo no Brasil para preservar esses arquivos?

Boa pergunta. Na fotografia, instituições privadas, como o Instituto Moreira Salles (IMS) abrigam algumas coleções. Mas faltam ações de caráter educativo, de difusão do conhecimento. A Cinemateca Brasileira é, provavelmente, a instituição que melhor faça isto, embora mais voltada ao cinema. Deveríamos ter uma política pública voltada para produção e preservação de conteúdos digitais.

Quais são as principais dificuldades que você encontra quando é contratado para organizar arquivos de imagens?

Pessoal. É raro encontrar profissionais dedicados, mesmo nas áreas da biblioteconomia ou arquivologia. As universidades não preparam profissionais para lidar com imagens. Apesar de alguns processos serem similares ao arquivamento de outros documentos digitais, existe o analfabetismo visual. São raros os profissionais preparados para lidar com acervos fotográficos digitais.
 
Matéria produzida para o site Bradesco Universitarios em 23/02/2011

 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Brasileiros se rendem à cultura pop japonesa
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
A arte contemporânea do grafite
A presença do livro digital
Em debate, o conto.
Documentário conta a história do baião
A dança como profissão, por Ivaldo Bertazzo
Alex Flemming: reflexões sobre a globalização
O mercado de animação de vento em popa
A arte politizada 'made in Brazil'
Tatiana Belinky: energia de sobra aos 90
Vanguarda jazzista em São Paulo
O teatro que atrai os jovens
Quantos livros cabem no seu bolso?
1808, o ano em que o Brasil virou nação
O mundo inovador de Guimarães Rosa
A cultura movimentando a economia do planeta
Os ventos da Tropicália, 40 anos depois
Drummond, poeta inovador
Não perca o próximo espetáculo de dança
Prazer, Cartola
A leveza do deserto na prosa e poesia brasileiras
Editoras universitárias se consolidam no Brasil
Internet dá origem a uma nova forma de arte
Jovens descobrem o samba e resgatam tradições
Monteiro Lobato na internet
Música independente dá vigor à cena da MPB
Quem são os novos cinéfilos?
Rádios online e podcasts, novas formas de ouvir música
Saiba o que é indústria criativa
Tem influência árabe até no samba
O legado de Itamar Assumpção
Blogs abrem espaço para difusão cultural
 
Tags relacionadas
cultura; história

 
© Hipermeios 2006-2024. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos