Kawaii, kirei, gomen, sugoi, koibito, tenshi... Se você conhece o significado destas palavras (respectivamente fofo, lindo, desculpe, legal, querido, anjo) talvez seja um otaku, ou um grande fã da cultura pop japonesa.
As expressões acima, originárias do país asiático, viraram gírias na boca de milhares de jovens brasileiros, que têm em comum o gosto pelos animes (desenhos animados) e mangás (histórias em quadrinhos) produzidos por lá.
Apesar do sucesso anterior de seriados de heróis japoneses como ''Jaspion'', foi somente com os grandes índices de audiência de animes como ''Cavaleiros do Zodíaco'' e ''Dragon Ball'', em meados da década de 1990, que o fenômeno começou a ficar em evidência no Brasil.
De lá para cá, surgiram as primeiras convenções e produtos relacionados a este universo e o crescimento da internet só impulsionou o número de adeptos. Apesar de mais fortes na região Sudeste, os eventos desse tipo estão presentes nas cinco regiões do país e reúnem de 2 mil a 40 mil pessoas.
Cosplayers
Nestas convenções, os visitantes encontram vertentes deste universo, como shows de bandas, palestras com dubladores, competições de videogame e feiras de fanzines.
Mas a principal atração, sem dúvida, são os concursos de cosplays, em que fãs se vestem como seus personagens favoritos, posam para fotos, dançam, interpretam e interagem entre si.
''O cosplay nasce quando um fã percebe o quanto pode ser interessante dar vida aos personagens que tanto admira'', diz Welington Franca, administrador do site Cosplay Brasil.
Apesar de ser no Japão a prática mais popular do cosplay, esse hobby, como conhecemos hoje, surgiu no final da década de 1930 em convenções de ficção científica nos EUA.
Por isso, além de personagens dos mangás e animes é muito comum encontrar nos eventos brasileiros cosplayers vestidos como personagens de ficção cientifica, RPG, filmes, séries e bandas.
2.0
Além dos eventos, cosplayers e fãs de um modo geral costumam agendar sessões de fotos e outros encontros por meio dos fóruns e redes sociais na internet. O intuito é fazer novas amizades e interagir com outras pessoas que tenham os mesmos gostos e interesses.
Também via web, vídeos em canais como o Youtube popularizam ainda mais o hobby fora das convenções e transformam os fãs em produtores de conteúdo sobre o tema.
Entre as convenções principais espalhadas pelo Brasil há o Anime Friends, em São Paulo, o Anime Family, no Rio de Janeiro, o Anime Festival, em Belo Horizonte e o Anime Jungle, em Manaus.