Notícias
Últimas
Da Hipermeios
Arte e Cultura
Entrevistas
Mundo profissional
Saúde e bem-estar
Universidade
Vida sustentável
Colunas
 
Destaques
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
O Brasil é hoje um caldeirão pulsante de arte e cultura, com um número crescente de festivais se espalhando pelo interior. Longe do circuito tradicional das grandes capitais, acostumadas a receber megaeventos, cidades do interior têm abrigado iniciativas de pequeno e médio porte, viabilizadas por redes de apoio e pessoas interessadas em produzir e incentivar a cultura. [+]
 
Pedro Markun: 'A política não precisa ser uma coisa que a gente detesta'
Ele é um dos idealizadores do movimento Transparência Hacker, que reúne jovens de várias profissões com a proposta de juntar comunicação e tecnologia em favor dos interesses da sociedade. Por exemplo, ajudando a tornar mais transparentes as informações sobre as ações de governantes e parlamentares. [+]
 
 
Busca

 
Tags
alimentação artes plásticas autoconhecimento carreira cinema consumo consciente cultura economia da cultura educação empreendedorismo estágio estresse história internet literatura meio ambiente música poesia pós-graduação psicologia

 
 
terça-feira, 19 de março de 2024 Quem somos
Serviços
Portfólio
Clientes
Contato
Página Inicial > Notícias > Arte e Cultura
 
Editoras universitárias se consolidam no Brasil
 
Ao contrário das editoras comerciais, as universitárias não visam ao lucro e sim à difusão de ideias e ao estímulo ao debate e á leitura. Contam com a parceria de instituições universitárias, mas não publicam apenas trabalhos acadêmicos.
 
30 de abril de 2007
por Ana Freitas
 

Nos últimos dez anos, o número de editoras universitárias no Brasil praticamente dobrou. Hoje, só a Associação Brasileira de Editoras Universitárias tem 114 associadas no país, todas com o mesmo propósito: estimular e divulgar a produção intelectual no meio acadêmico.

Ao contrário das editoras comerciais, as universitárias não visam ao lucro e sim à difusão de idéias e ao estímulo ao debate e à leitura. O que é arrecadado com a venda de uma obra é investido na produção de outra e assim é estabelecida uma cadeia produtiva de publicações de qualidade, sempre inovadoras e atuais.

“O objetivo de uma editora universitária não é o lucro, mas é claro que precisamos ter um retorno financeiro para conseguirmos publicar novas obras”, explica Leoberto Balbino, gerente editorial da Editora Anhembi Morumbi.

Para sobreviverem, algumas editoras muitas vezes contam com subsídios do Ministério da Educação (MEC), mas, em geral, a ajuda financeira parte das próprias instituições de ensino, uma vez que nem sempre os recursos advindos da venda de livros conseguem manter as contas fora do vermelho.

“Também contamos com parcerias de empresas e instituições que se preocupam com o desenvolvimento científico e cultural e estão em consonância com a missão institucional da universidade”, comenta Balbino.

Parcerias ajudam a enfrentar concorrência predatória

Além de prover o sustento financeiro, algumas parcerias ajudam as editoras universitárias a enfrentar a concorrência predatória das editoras comerciais. Isto porque, mesmo com o seu notável crescimento nos últimos anos, as universitárias representam apenas 8% do mercado editorial brasileiro e precisam brigar com gigantes para conseguir uma distribuição eficiente de suas obras.

“O maior problema do livro é a distribuição, por isso precisamos contar com as mesmas empresas particulares que fazem a distribuição das grandes editoras para garantir que nossas obras estarão nas livrarias de todo o país”, ressalta o editor da Anhembi Morumbi.

Algumas editoras já foram até mais além e criaram suas próprias livrarias. A Editora da USP (EdUSP), uma das pioneiras no país e já com 44 anos de vida, tem 17 livrarias, sendo 14 no próprio campus, duas no centro da cidade de São Paulo e mais uma no interior no estado.

A Editora UnB, da Universidade de Brasília, também tem mais de 40 anos de experiência e possui quatro livrarias próprias, onde apenas publicações de editoras universitárias são comercializadas.

Obras devem ser originais e inéditas

Os critérios para a publicação de uma obra numa editora universitária são parecidos com os adotados para publicação de artigos em revistas científicas: originalidade e ineditismo. Para a seleção dos originais, a maioria das editoras possui um conselho editorial formado por professores da própria instituição e que avaliam a qualidade da futura publicação.

Geralmente, as editoras não restringem seus autores ao corpo de professores ou alunos da universidade e publicam obras de pesquisadores de outras instituições. “Se o livro segue os critérios estabelecidos pelo conselho editorial ele pode ser selecionado independentemente da instituição a que pertence o seu autor”, explica Leoberto Balbino, gerente editorial da Editora Anhembi Morumbi.

Não são publicadas apenas dissertações de mestrado e teses de doutorado, mas também trabalhos de iniciação científica, livros de caráter didático e até revistas e periódicos institucionais. “Publicamos o que estiver relacionado com as áreas nas quais a universidade atua. Além dos livros, editamos revistas e desenvolvemos conteúdos para sistemas online que atendam o público universitário”, completa Balbino.

Como a Universidade Anhembi Morumbi é reconhecida especialmente por seus cursos nas áreas de design, moda e turismo, sua editora também foge um pouco dos padrões de estudos científicos. Mas nem por isso os critérios para a publicação são menos rigorosos.

“Os cursos da Anhembi são inovadores e assim devem ser também nossas publicações, principalmente porque há poucos trabalhos acadêmicos editados nas áreas que atua a universidade. Desta forma, a editora acaba estimulando uma produção que não existe no mercado de editoras comerciais”, acrescenta Balbino.

Matéria produzida para o site Bradesco Universitários em março de 2006.

 
Imprima
 
 
leia na mesma seção
Brasileiros se rendem à cultura pop japonesa
Festivais: arte pulsante por todo o Brasil
Dilema digital: Como fazer história no futuro?
A arte contemporânea do grafite
A presença do livro digital
Em debate, o conto.
Documentário conta a história do baião
A dança como profissão, por Ivaldo Bertazzo
Alex Flemming: reflexões sobre a globalização
O mercado de animação de vento em popa
A arte politizada 'made in Brazil'
Tatiana Belinky: energia de sobra aos 90
Vanguarda jazzista em São Paulo
O teatro que atrai os jovens
Quantos livros cabem no seu bolso?
1808, o ano em que o Brasil virou nação
O mundo inovador de Guimarães Rosa
A cultura movimentando a economia do planeta
Os ventos da Tropicália, 40 anos depois
Drummond, poeta inovador
Não perca o próximo espetáculo de dança
Prazer, Cartola
A leveza do deserto na prosa e poesia brasileiras
Internet dá origem a uma nova forma de arte
Jovens descobrem o samba e resgatam tradições
Monteiro Lobato na internet
Música independente dá vigor à cena da MPB
Quem são os novos cinéfilos?
Rádios online e podcasts, novas formas de ouvir música
Saiba o que é indústria criativa
Tem influência árabe até no samba
O legado de Itamar Assumpção
Blogs abrem espaço para difusão cultural
 
Tags relacionadas
universidade; literatura; economia da cultura

 
© Hipermeios 2006-2024. Todos os direitos reservados.
Rua Garcia Lorca, 147 | São Paulo SP | 05519-000 / tel +55 11 3285 2577

  RSS 2.0 | Mapa do site | Espaço privado | Créditos